Os famosos “cupping” chineses

Oi pessoal!

Hoje vou postar algo sobre a medicina chinesa. Vamos lá! Vamos então tentar entender um pouquinho sobre isso.

A medicina tradicional chinesa (MTC), também conhecida como medicina chinesa é o conjunto de práticas de medicina tradicional usadas na China, que foi desenvolvidas ao longo de milhares de anos. É considerada uma das mais antigas formas de Medicina Oriental, o que engloba também as outras medicinas tradicionais da Ásia, que inclui Japão, Coreia, Tibete, Mongólia e Índia.

A Medicina Chinesa (MTC) na verdade é uma teoria de natureza filosófica. É algo bem profundo e com toda certeza precisa ter muito estudo para entender.

São sete os principais métodos de tratamento da medicina tradicional chinesa:
1- Tui Na ou Tuiná (massagem e osteopatia chinesa)
2- Acupuntura
3- Moxabustão
4- Ventosaterapia
5- Fitoterapia chinesa (fármacos)
6- Terapia alimentar chinesa ou dietoterapia chinesa
7- Práticas físicas (exercícios integrados de respiração e circulação de energia, e meditação como: Chi Kung, o Tai Chi Chuan e algumas artes marciais)

** Outras técnicas associadas a estes métodos
– Gua Sha ou “esfregar moedas”: técnica associada ao Tui Na. COMO?? Moedas??? Isso mesmo…
-Auriculopuntura: especialidade da acupuntura.

Eu irei focar na Ventosaterapia ou Cupping, como é chamada em inglês.
Bem, a utilização das ventosas no tratamento de doenças não é uma exclusividade da Medicina Chinesa, existem informações do seu uso desde o antigo Egito, pelo povo Grego no século IV a.C. e possivelmente conhecida e utilizada por outras nações antigas. Inicialmente era usado chifre de animal que foi posteriormente substituído por outros métodos de sucção em que se obtinha o efeito de ventosa como cúpulas de bambu, metal e posteriormente vidro, a ventosa como conhecemos hoje, que a Europa desenvolveu. Porém, foi a China que mais se aprofundou e se desenvolveu nesse método.

A ventosa segundo a MTC tem a propriedade de limpar o sangue das toxinas acumuladas no organismo produzidas pelos alimentos e outras fontes poluentes. Sua aplicação além de favorecer a limpeza corporal, atuando nas trocas gasosas, elimina as toxinas que afetam o organismo, regula o PH sangüíneo,trás oxigenação do sangue, e a circulação sanguínea é ativada, além de trazer um efeito reflexo quando aplicada nos pontos meridianos de Acupuntura.

Os recipientes são colocadas sobre a pele, produzindo uma pressão para drenar as impurezas do sangue que esta oxidado e intoxicado, promovendo a sucção da pele e tecidos subjacentes. Esta sucção elimina as aderências entre a pele e a musculatura, ativa a circulação, descongestionando o fluxo de energia e sangue nos meridianos. Os copos são aplicados imediatamente após o aquecimento ou após o bombeamento de ar em áreas especificas da pele que necessitam de tratamento, principalmente nas costas. Olhe a foto que peguei na internet.

images

Pode-se utilizar a ventosa para produzir o “efeito massagem” que consiste em mover as ventosas sobre superfícies grandes e lisas do corpo, e em primeiro lugar deve-se lubrificar a zona do corpo que se vai massagear. Esta massagem tem o efeito de remover a pele ressecada pela abertura dos poros e pela transpiração. Mecanicamente, aumenta o fluxo da linfa, reduzindo o edema, mantém a flexibilidade dos músculos, retira as adesões e as fibroses e mobiliza o funcionamento dos órgãos, descongestiona os bloqueios de energia, ativa a circulação e o funcionamento geral do corpo.

Para quem não sabe , sou fisioterapeuta, e durante um estágio que fiz na área de Saúde da mulher, atendi mulheres após retirada da mama devido ao cancêr de mama. Um dos tratamento utilizados era ventosaterapia no braço do mesmo lado que a mama foi retirada. Era impressionante como o edema diminuia após algumas sessões de “massagem” com a vetosaterapia. Eu vi o funcionamento desse método nesse caso.

As ventosas são indicadas para tratar diversas doenças, principalmente para o alívio de dores musculares, gastrite, artrite, lombalgia, resfriados e gripe, entre outros, segundo a MTC. É usada até mesmo, para redução de celulite e gordura localizada. 🙂
A aplicação de ventosas é contra-indicada para casos de febre-alta, convulsões ou cólicas, alergias na pele ou inflamações ulceradas, áreas onde o músculo é fino ou a pele não é plana por causa dos ângulos e depressões ósseas, no abdómen e região lombar em gestantes.

A aplicação das ventosas deixa frequentemente uma marca púrpura na pele aonde esta foi sugada, e que marca rs. Isto é normal e vai desaparecer sem tratamento especial. Se a marca for muito profunda, as ventosas não devem ser colocadas de novo nesse local enquanto subsistir a marca. Bom saber né?

Davi e eu resolvemos testar esse método, por isso quis compartilhar um pouco com vocês sobre esse assunto. Fomos em uma casa de massagem. A chinesa utilizou “cuppings” ou ventosas de vidro, passou alcool nelas antes de aplicar em nossas costas, mas antes nos encheu de oléo. Ela pegava cada “copinho” e ia inflando com uma bombinha até atingir a pressão necessária para ele ficar lá parado fazendo sucção em nossas costas.
Eu fui a primeira a fazer o método. A chinesa começou colocando os vidrinho da lombar, quase perto do sacro e foi subindo até a cervical, na nuca. MEU DEUS! Quando ela chegou na metade das minhas costas… era tanto “repuxado” que eu não conseguia nem respirar. E perto das escápulas?? AF! Foi uma aula prática de domínio próprio rs. Fiquei parada lá tentando manter a respiração e o controle por uns 10 a 15 minutos. Depois foi a vez do Davi. COITADO! rs Ele gritava pedindo para eu falar para a chinesa tirar os copinhos pois doia demais. No final saimos de lá cheios de manchas, bolas roxas nas costas que demorou uma semana para sair.
Para falar a verdade, não vimos diferença alguma, nem relaxamos devido a dor e o desconforto que foi durante a aplicação. Já ouvi falar que se você fizer constantemente, você vê melhora e ama o método. Nós não tivemos vontade de voltar rs, mas valeu a experiência.
Se vier para China, vale a pena testar e não se assustem com as fotos abaixo. 🙂

Eu durante a ventosaterapia

Eu durante a ventosaterapia

Eu depois

Eu depois

Davi durante

Davi durante


Davi depois

Davi depois

Abraços Vanessa

Anúncios

Um pensamento sobre “Os famosos “cupping” chineses

  1. Pingback: Tradicional Medicina Chinesa (TCM) | China na minha vida

Obrigada por deixar um recadinho ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s