ANO NOVO CHINÊS

Olá pessoal hoje vou explicar um pouquinho sobre o ano novo chinês que começou hoje, dia 31 de janeiro.

 Bem, o ano-novo chinês é uma referência à data de comemoração do ano novo adotada por diversas nações do oriente que seguem um calendário tradicional distinto do ocidental, o calendário chinês. O ocidente usa o calendário gregoriano.

O calendário chinês é o mais antigo registro cronológico de que se tem registro na história. É um calendário que se utiliza tanto do Sol quanto da Lua. A partir dele surgiu o horóscopo chinês. Cada ano possui doze lunações (ciclo lunar completo, corresponde ao tempo transcorrido entre duas luas novas consecutivas)  acarretando em um total de 354 dias. Para não  perder a sincronia com o ciclo solar (de 365,25 dias), são acrescentados a cada oito anos noventa dias ao calendário, ou, aproximadamente três lunações. Desta forma não se perde a sincronia nem com o ciclo solar, nem com o lunar. Por isso, considera-se que o calendário chinês é lunissolar. 😉

As diferenças entre os dois calendários fazem que a data de início de cada ano-novo chinês caia a cada ano em uma data diferente do calendário ocidental. O ano-novo chinês começa na noite da lua nova.

Os chineses relacionam cada novo ano a um dos doze animais que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião. Apenas doze se apresentaram, Buda em agradecimento os transformou nos signos da Astrologia chinesa. Os doze animais do Horóscopo chinês a que correspondem os anos chineses são, de acordo com a ordem que teriam se apresentado a Buda na lenda acima citada: ratobúfalo/boitigrecoelhodragãocobracavalocabramacacogalocão e o porco. Segue abaixo os signos de cada ano que passou e os anos que virão.

Macaco de 22 de Janeiro de 2004 a 8 de Fevereiro de 2005
Galo de 9 de Fevereiro de 2005 a 28 de Janeiro de 2006
Cão de 29 de Janeiro de 2006 a 17 de Fevereiro de 2007
Porco de 18 de Fevereiro de 2007 a 6 de Fevereiro de 2008
Rato de 7 de Fevereiro de 2008 a 25 de Janeiro de 2009
Boi de 26 de Janeiro de 2009 a 13 de Fevereiro de 2010
Tigre de 14 de Fevereiro de 2010 a 2 de Fevereiro de 2011
Coelho de 3 de Fevereiro de 2011 a 22 de Janeiro de 2012
Dragão de 23 de janeiro de 2012 a 9 de fevereiro de 2013
Serpente de 10 de fevereiro de 2013 a 30 de janeiro de 2014
Cavalo de 31 de janeiro de 2014 a 18 de fevereiro de 2015
Cabra de 19 de fevereiro de 2015 a 08 de fevereiro de 2016
Macaco de 9 de Fevereiro de 2016 a 28 de Janeiro de 2017

  O ano de 2014 é o ano do cavalo, segundo os chineses, o cavalo significa espírito livre, ativo e independente. 

Na Ásia diversos países adotam calendários parecidos com o chinês. Esse é o feriado mais importante da Ásia. A data que marca o início do novo ano lunar cai sempre entre o dia 21 de janeiro e 20 de fevereiro. O período, também conhecido como Festival da Primavera, começa hoje, 31 de janeiro e termina no 14ª dia do primeiro mês do ano lunar,ou seja, 14 de janeiro e então se inícia o Festival da Lanterna. Além da China e de Hong Kong, o Ano Novo chinês é comemorado com feriados em outros países da região como Macau, Taiwan, Vietnam, Malásia, Brunei, Singapura, Indonésia e Filipinas.

Essa é a única grande pausa do ano para os chineses, que trabalham intensamente. Prédios do governo, escolas, comércios, bancos e fábricas estão fechados e os transportes lotados, pois milhares de pessoas retornam para as suas cidades de origem, no interior da China. Nesse período do ano acontece o que é considerado um dos maiores fluxos migratórios do mundo. Dá uma espiadinha na foto abaixo que tirei do site www.shanghaiist.com 

MUITAAAAAAAAAAAAAa GENTE, né?

Imagem

 Durante a comemoração do ano novo, muitas supertições estão envolvidas nisso e seria muito legal acessar esse site que conta tudinho sobre essas supertições e comemorações,  http://chinanaminhavida.com .

  Vou apenas citar duas supertiçoes, pois essas eu vi de pertinho rs. Primeira, a tangerina, que segundo os chineses traz boa sorte e prosperidade. Assim, por querer sorte e prosperidade, cada cantinho em ums loja, prédio, restaurante e até mesmo na rua, tem um pezinho de tangerina. Claro que no meu prédio tem uma árvore de tangerina bem no hall do elevador rs. Olha ai para vocês verem.

IMG-20140201-WA0001[1]

 A segunda supertição, são os fogos de artifício.Usados para fazer muito barulho e espantar o mal espirito que tem medo do barulho. Isso eu presenciei durante o meu belo sono durante a virada do dia 30 para 31. Essas são só duas supertições…. existem outras… que para nós ocidentais, são bem diferentes.

 Fico por aqui e desejo a vocês um feliz ano novo chinês.

Abraços

Vanessa

Anúncios

Um pensamento sobre “ANO NOVO CHINÊS

Obrigada por deixar um recadinho ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s