O golpe do chá em Shanghai

Olá!

Vamos começar a postagem de hoje?!  Falei que ia postar sobre Hong Kong, mas devido aos acontecimentos de hoje, acho melhor postar sobre o fato!

Hoje foi um dia bem legal, acordei cedo e fui encontrar com minha mais nova amiguinha, a Shaila, uma brasileira que vive em Shanghai. Fui junto com ela em um lugar bem bacana onde fazem qualquer roupa que você levar. Lá tem costureiras de tudo que é tipo de roupa. Fazem lindos vestidos, ternos e casacos de frios e outras coisas sob medida. O preço é bem melhor que no Brasil e sabendo quem são os bons costureiros fica muito linda as roupas. Essa amiga mesmo já fez alguns vestidos por lá, com a mesma mulher, e gostou muito! O lugar se chama Shanghai Soft Bund – Spinning Material Market.

Depois disso resolvi passar em um lugar chamado People’s square, o marco zero da cidade que já foi uma pista de cavalos na época que Shanghai era a “capital”do ocidente no oriente. Porém, durante a Revolução Cultura (momento que o famoso Mao Tsé Tung, resolveu acabar com tudo que vinha ou lembrasse o ocidente, essas são minhas palavras para definir de forma bem “grossa” a revolução, mas para frente falaremos mais sobre isso), Mao achou melhor acabar com a pista e no lugar criou a praça, pois os  jogos de apostas não eram muito bom para o povo ( e ele estava certo nesse ponto né?). Li várias coisas sobre esse lugar e resolvi me aventurar por lá!

Chegando na praça, eu estava sozinha, fui andando feliz e contente. Um jovem chinês chegou até mim e pediu para tirar foto dele e de 3 amigas. Eu educadamente peguei o celular dele e tirei duas fotos. Depois ele veio conversar comigo perguntando de onde eu era, se falava mandarim. As amigas também vieram e o papo começou ficar bom , bem legal e me senti muito a vontade. Daí perguntei se tinha um restaurante ali perto para comer e eles me convidaram para ir para uma cerimônia do chá com eles. De inicio não quis ir, mas não sei explicar… quando vi já estava lá conversando altos papos com todos e caminhando com eles. Olha sou super desconfiada, e quem  me conhece sabe que seria difícil eu ir com estranho para algum lugar, mas eu amo chá e o papo tava tão bom e tava com tanta curiosidade para saber como finalmente era uma cerimonia de chá … que fui…

Quando chegamos no lugar travei, meu senso de perigo acendeu uma alerta. Fiquei para trás, ai uma garota me disse que se eu não quisesse ir podia voltar. Ai eu devo ter achado que essa frase não significa perigo e fui! Olhei e vi que realmente era uma casa de chá. Papel de parede de chá e uma salinha com todas as parafernália de chá. Tudo muito bonitinho e arrumadinho. Eramos em cinco ( 1 homem e 3 mulheres mais eu), cada um sentou em um lugar em volta da mesa. E mais uma vez sinal de alerta ligou na minha cabeça e coração, mas já estava lá dentro da sala com o povo. Só me restou sentar perto da porta e ficar em posição de alerta. Então o único homem me explica como funciona, mostra os preços do chá, de quanto você pode beber e começamos o ritual com a entrada de uma menina com trajes típicos que explica sobre cada chá, o jeito de beber, para que serve , de onde vem e etc. De pouquinho e pouquinho vou me sentindo a vontade, dou boas risadas, conversamos muito, tiramos várias fotos. O cara sempre tirava suas amigas dizendo que eram gordas, feias, muito magras, sem peito , sem bunda, rosto gordo, redondo demais, e eu ia falando que elas eram bonitas, que cada pessoa é diferente uma da outra, que tem sua própria beleza. Fui fazendo meu papel de boa samaritana, defendendo as mocinhas, né? Me sentindo a pessoa bacana que ajuda os outros.

Os chás eram muito bons, maravilhosos! E cada vez mais fui gostando de estar vivendo aquela experiências com chineses e me sentindo a vontade, mas lá no fundinho estava um pouco receosa. Dai perguntaram se eu queria mais, disse que não e perguntei quanto ficava. Perguntaram se eu queria comprar chá para dar de presente, eu disse não. Então eles encerraram a cerimonia e a menina que servia chá saiu. Quando a menina do chá voltou veio com a conta. Eu não entendi nada da conta e vi que algo não estava certo. Me deu um vontade de sair logo dali e só queria pagar e vazar. Daí perguntei quanto ficou e quando vi 2488 yuans ( quase mil reais… e quase cai para trás). Ai eu disse vamos dividir em 5, e eles falaram que a menina lá não ia pagar porque ela era novinha( e eu queria só saber de ir embora). No final tive que pagar 622 yuans ( mais ou menos 230 reais), quando eu abro a carteira…. só tinha 400 yuans ( quase 140 reais) e nada de cartão (  graças a Deus). Falei que não tinha esse dinheiro e não tinha cartão, ai eles ficaram me olhando e comecei dizer. Olha, meu marido está trabalhando, tudo tá com ele, eu só vim passear e só ia gastar para almoçar. Daí perguntaram que horas meu marido ia sair do trabalho eu disse que não sabia e por fim uma menina disse que pagaria o restante para mim. Nessa hora, eu fiquei tranquila, confiante, também a porta já estava aberta e qualquer coisas vazava de lá. Depois outra garota me deu 20 yuans para eu voltar para casa de táxi, pois ela viu que não tinha mais dinheiro e eu paçoca falei: -Fica para você, eu vou de metro e tenho o cartão do metro comigo. Saímos da casa de chá, eles me indicaram o caminho para o metro e fui embora. Sim fui rindo, mas meu coração estava acelerado. Mas fui rindo porque gostei do momento que passei com aquelas pessoas. Em nenhum momento eles demostraram que iam fazer algo de ruim comigo, foram super gentis… (como geralmente são nessas situações).

Estava sem dinheiro, eram 16 horas e sem almoçar :(. Liguei para o maridão e falei toda empolgada que me chamaram para ir a uma  cerimônia do chá, e ele do outro lado fala:

– Amor diz não é o golpe do chá. Não vai!

E eu do outro lado da linha quase choro e digo, já fui e paguei 400 yuans..

Davi ficou doido…. e eu me senti super super mal.  Aquele sentimento de impotência que só sente quem já foi enganado. Eu que me achava tão esperta para não cair em golpes assim. Tão desconfiada… cai igual um patinho e ainda achei tudo lindo e maravilhoso, apesar de ter pago caro.

Me encontrei com o Davi que me deu dinheiro e lá fui eu almoçar as 16:30 da tarde. O dia acabou para mim! E fiquei com tanta raiva desse povo doido, mas depois agradeci por nada ter me acontecido, apenas 140 reais foi embora…

 Olha a fotinha da bendita cerimonia do chá.

Imagem

A menina “novinha”não apareceu. E eu lá feliz e contente com o pessoal que me deu o golpe. AF!

  Depois pesquisei sobre esse golpe do chá na internet, e vi que é muito comum acontecer isso em Shanghai. Sempre a mesma coisa. Pedem para tirar fotinha, ai vem com aquela simpatia, aquela lábia, sempre 4 pessoas, sendo que uma é a bobinha que não apareceu na foto. Eu dei sorte que me cobraram pouco e eu nem tinha o tanto que me cobraram. Tem golpes que cobram 1000 yuans (  quase 400 reais)…

  Bom para eu ficar esperta e para quem vier para cá também. Creio que aqui na China jamais eles encostariam em mim , pois se acontecer algo comigo e o governo cair em cima deles… pena de morte ou prisão perpétua. Mas, todo cuidado é pouco né?

  Que apuro!!!

  Fico por aqui esperando quem não caia em nenhum golpe e não seja mais feita de boba por aqui rs.

  Agora fui super batizada na China

EU LEVEI O  GOLPE DO CHÁ 😦 😦 😦

Anúncios

12 pensamentos sobre “O golpe do chá em Shanghai

  1. Cai nesse golpe ontem… estou tao triste… principalmente porque a pessoa que estava lá tirou foto comigo e tudo no celular dele, agora to com medo! gastei 400 yuans tambem :/ sei que esse seu post é antigo mas foi o primeiro que apareceu aqui… caramba, muito chato!

    • Fernanda,
      vc ainda pagou pouco. Fique tranquila, vc não foi a única que caiu no golpe. Eu passei pela mesma situação…
      agora é ficar mais esperta e não precisa ter medo não.
      Bjocas e feliz 2015

  2. amiga, é rir pra não chorarr…não sabia desse golpe nao rs ainda bem q nao foi pior ne?!

  3. Pingback: Golpes com turistas: na China também tem… | China na minha vida

  4. Van, coincidentemente estou preparando um post sobre isso e, se vc não se incomodar vou até linkar seu depoimento. Na realidade a ideia veio pq uma amiga passou por isso em Beijing há pouco tempo atrás e me ligou para contar. Vc teve MUITA sorte, mas muita mesmo. Porque tem histórias malucas sobre isso, de contas de 3 a 10 mil remembies, e que os ‘novos amigos’ somem e te deixam sozinha no local…. e ai? Fazer oq? E não é só o chá: tem a casa de massagem (essa para os meninos ficarem espertos) e os tuck tucks, que também atraem muitos turistas.
    Bom, devo postar nesse fds, fica de olho lá. =]
    beijo e se cuida. qquer coisa, grita! rs

  5. nohhhhhhhhhhhhhhhh Vanessinha! hahahaha
    Bom que vc vai ter muita história pra contar né véi!!?
    Sucesso pra ti e pro Davi ai! beijao

  6. nossa no inicio eu pensei fogooo(expressão portugues) rsrs que chá mais caro kkkkkkk so no final que percebi o porque kkk,
    mas ai os chás costuma ser caros assim fiquei curiosa ???

Obrigada por deixar um recadinho ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s